Na semana final, o Festival tem obras de Haydn e o pianista Nelson Freire. Quarta dia 21 de julho haverá orquestra de 26 músicos, cenários, figurinos e cantores. Na quinta, apenas um piano, mas dedilhado por um dos maiores do mundo. Uma ópera rara e um recital do mineiro Nelson Freire ocupam o auditório Cláudio Santoro na semana final do 35º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Compositor-tema do festival, o austríaco Joseph Haydn (1732-1809), mestre do classicismo vienense, entrou para a posteridade especialmente como autor de sinfonias e quartetos de cordas.
A instrumentação da Orquestra é constituída de cordas, dois oboés, fagote, duas trompas e tímpano; ela fica a cargo da Orquestra Internacional do Festival, integrada por 13 professores convidados, que tocarão lado a lado com 13 alunos, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do festival. No lugar do previamente anunciado Jorge Takla, o responsável pela direção cênica é Hugo Possolo, com grande experiência em comédia graças a seu sólido trabalho com a companhia dos Parlapatões, Patifes e Paspalhões. Os personagens são apenas cinco, interpretados pelos tenores Fernando Portari e Marcos Thadeu, pelas sopranos Rosana Lamosa e Edna d'Oliveira e pelo barítono Manuel Alvarez. A música tem pouco menos do que duas horas de duração, com a habitual sofisticação haydniana. Entre os registros fonográficos da obra, sobressai o feito em 1981 por Antal Dorati, com a participação de um brasileiro, o refinado tenor catarinense Aldo Baldin. O recital de quinta do pianista mineiro Nelson Freire também estava previsto para conter uma obra de Haydn no caso, a "Sonata nº 7", em ré maior. Mas o programa mudou, embora não em detrimento da dificuldade técnica. Afinal de contas, ele interpreta três grandes sonatas do século 19: "Les Adieux", de Beethoven; opus 2, de Brahms; e opus 35, de Chopin. Para encerrar a apresentação, Freire escolheu uma seleção de peças do visionário compositor russo Aleksandr Skriábin (1872-1915). São elas o "Estudo em dó sustenido menor opus 2 nº 1" e dois poemas, o de opus 32 nº 1, em fá sustenido maior, e o "Poema Trágico", opus 34.
Na semana final, o Festival tem obras de Haydn e o pianista Nelson Freire. Quarta dia 21 de julho haverá orquestra de 26 músicos, cenários, figurinos e cantores. Na quinta, apenas um piano, mas dedilhado por um dos maiores do mundo. Uma ópera rara … Continua
Links Patrocinados
Localizado Horto Florestal de Campos do Jordão, o Restaurante é uma atração à parte,...
Todas as suítes dispõem de aquecimento, cama tipo Box Spring King, frigobar, TV LCD e...
Destino certo da boa comida, ambiente agradável e descontraído. Cardápio variado e ót...
Turismo - 18 de agosto de 2025
Pacotes turísticos de Campos do Jordão terão como alvo o Nordeste e a América do Sul
Gerais - 15 de agosto de 2025
Museu CARDE representa o Brasil em evento internacional nos Estados Unidos
Turismo - 15 de agosto de 2025
Setur-SP lança programa para promover São Paulo no exterior como polo turístico
Clima - 14 de agosto de 2025
Clima seco vai se intensificar no estado de São Paulo durante o fim de semana
Turismo - 14 de agosto de 2025
Projeto quer “vender” Campos do Jordão em pacotes turísticos nacionais
Gruta dos Crioulos
Situada em um dos caminhos que levam à Pedra do Baú, a Gruta dos Crioulos recebeu este n...
Casa do Papai Noel na Montanha
Venha conhecer a Casa do Papai Noel em Campos do Jordão!
Parque da Floresta Encantada
Para crianças de qualquer idade. Diversão garantida! Podem ser algumas horas, meio dia o...
Vila Capivari
Uma autêntica vila européia no Estado de São Paulo. A Vila Capivari justifica o porquê C...
Pico do Imbiri
De fácil acesso e a poucos minutos da avenida principal está localizado o Pico de Imbiri...