Conteúdo oferecido por:

Cientistas avistam no Uruguai lobo-marinho reabilitado em Ubatuba

Animal foi resgatado pelo Instituto Argonauta que atua na conservação marinha do litoral de São Paulo

por: Redação ( Ontem ) - Atualizado: 20/08/2025 18:21
Manchas na pele ajudaram na idenficação do lobo-marinho - Foto Instituto Argonauta

A equipe do Instituto Argonauta, em Ubatuba, comemora o avistamento de um lobo-marinho juvenil na Isla de Lobos, no Uruguai. O mamífero estava em uma colônia reprodutiva da espécie gozando de plena saúde. Em maio de 2024, o animal foi resgatado na costa do Litoral Norte de São Paulo muito debilitado. Biólogos, veterinários e oceanógrafos o levaram para o Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta, em Ubatuba, onde recebeu tratamento.

A Dra Sabrina Riverón, do Departamento de Mamíferos Marinhos do Uruguai foi quem fez a comunicação do avistamento. O lobo-marinho foi identificado graças à marca de despigmentação que surgiu durante o processo de reabilitação. Além disso, fotos cedidas pela pesquisadora Analía Bombau também contribuíram para a certeza de que se trata do mesmo animal.

O registro prova não apenas que a vida marinha é resiliente, mas também demonstra a eficiência do processo de reabilitação aplicado pelo Instituto Argonauta, que desde 1998 atua na conservação costeira e marinha do litoral de São Paulo. São três frentes de trabalho: pesquisa científica, educação ambiental e atendimento às emergências como encalhes de baleias, manejo de mamíferos e desenvolvimento de tecnologias voltadas à conservação.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.